Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2011

"Amai vossos inimigos", destaca arcebispo paquistanês

Nicole Melhado
Da Redação, com Rádio Vaticano


A catedral católica de Lahore, Paquistão, está em alerta temendo possíveis atos de violência
"Na alma de um cristão nunca é uma alegria a morte de um homem, mesmo que este seja um inimigo. Por ocasião da morte do Bin Laden, gostaria de lembrar o mandamento supremo da mensagem cristã: amai os vossos inimigos", ressaltou o Arcebispo de Islamabad, no Paquistão, Dom Anthony Rufina ao falar da morte do líder da Al Qaeda, Bin Laden.
O prelado ressaltou que, recentemente, não foram registrados episódios de violência contra os cristãos. Mas a morte de Bin Laden trouxe alerta às escolas e instituições cristãs que foram fechadas temporariamente. Igrejas e bairros cristãos também estão sendo vigiados.

Autoridades civis deram ordens para impor medidas de segurança em Islamabad, Lahore, Karachi, Multan e outros centros urbanos, porque temem ataques violentos contra cristãos como reações de grupos talibãs.

O Bispo de Multan e Presidente da Comissão para o Diálogo Inter-religioso na Conferência Episcopal, Dom Andrew Francis, que disse ter tido duas reuniões com autoridades civis e militares, após o anúncio da morte de Bin Laden, para falar sobre as medidas de segurança a serem tomadas onde vivem mais cristãos, no sul de Punjab.

Dom Francis recordou o exemplo do modelo de diálogo e de paz levado adiante por João Paulo II e recordou a proximidade da Igreja Católica para com os fiéis muçulmanos.

Sobre a situação dos cristãos paquistaneses, o arcebispo disse: "Somos chamados pela vontade de Deus a vivermos neste país e fazermos o bem neste país. Vivemos a nossa vocação e missão com fé e esperança, mesmo em situações difíceis".

"Gostaria também de expressar o nosso respeito absoluto pelo islamismo e pelos muçulmanos do Paquistão, com os quais nós acreditamos que seja possível compartilhar caminhos de diálogo e de colaboração para construirmos uma nação pacífica", declarou ainda Dom Rufina.

Ainda o arcebispo emérito de Lahore, Dom Lawrence Saldanha, destacou em um comunicado que "a morte de Bin Laden, considerado por muitos um herói da revolução islâmica e figura central do extremismo islâmico no mundo, pode ajudar a desmistificar o extremismo e a reduzir a tensão e intolerância no Paquistão”.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário